Este site visa combater o trote universitário em todas as suas versões.
O trote é uma atividade que envolve inúmeros preconceitos contra grupos vulneráveis da sociedade brasileira.
Queremos uma Universidade livre de trote.
Com especial veemência, combatemos o envolvimento das Instituições de Ensino Superior em atividades relacionadas ao trote. Em nossa opinião, a instituição universitária deve afastar-se completamente e criticar duramente qualquer atividade que possa ser caracterizada como trote. Por isto, a Universidade não deve conceder espaços físicos ou virtuais para atividades trotistas, não deve doar recursos financeiros, transporte, ou colaborar de qualquer modo para eventos em que o trote possa ocorrer. Ela precisa excluir de seu vocabulário palavras e expressões do universo trotista e banir de sua publicidade as imagens do trote. A Universidade deve zelar para que seu nome não seja associado ao trote nas publicidades de colégios, cursinhos e bancos. Tudo isto deve ser acompanhado pelo firme propósito de educar os estudantes para um convívio igualitário, justo e democrático.
O site www.antitrote.net.br é uma nova e mais poderosa versão do site www.antitrote.org, que ficou online durante vários anos. Houve muitas mudanças de conteúdo e de concepção do site. Esperamos que isso possa torná-lo mais útil, fácil de acessar e agradável para os visitantes.
O trote universitário é um obstáculo à democratização da Universidade e da sociedade. A Universidade precisa ser um espaço de liberdade, um local em que a divergência de ideias seja percebida como algo positivo, que permite a elaboração de novos argumentos. A doutrinação que o trote propõe mina o debate necessário à construção do conhecimento.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) pelo apoio e pela divulgação deste site.
O ex-Deputado Estadual (PT-SP), Adriano Diogo generosamente ofereceu os recursos para a construção deste site.
O Flávio Silva concebeu a estrutura básica do site.
Alguns de meus alunos auxiliaram na postagem das matérias que constam no site.